sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Apenas sociedade brasileira.


                                

Desde de quando o Brasil surgiu, suas portas abriram para todos aqueles que logo os viram.
Já moravam aqui os índios, mas que logo se diluiu. Foram forçados acreditar que não eram povos. E os brancos passaram então assim os explorar.
E assim começou a nascer a sociedade brasileira. E outros também que não tinham terra, foram obrigados aqui posar. Foram os afro descendentes que começaram a pigmentar .
No decorrer da colonização começou a descriminação , os brancos senhores , negros e índios servidores.
De lá para cá o que ficou após assinar a Lei Áurea , Princesa Isabel a libertar. Somente dos serviços igualar.
Pois, mesmo com nossa sociedade brasileira formada e embelezada pelo colorir dessa mestiçagem e tonalidade, ainda há concursos que destaca negro de sociedade .
Se não houvesse essa distinção, na verdade haveriam concursos de poesia para cada raça que contribuiu para a formação da nossa sociedade.
Quando será que o Brasil vai se familiarizar com a realidade de sua sociedade?


( Poema escrito para um concurso, cujo o tema era: "O negro e a sociedade brasileira". Como vocês podem observar, não concordo muito com o tema, além de crer que há um preconceito oculto em meio ao mesmo. Pode até não ter tido a intenção, mas a maioria dos projetos que deveriam apenas exaltar a riqueza da CULTURA negra, ao contrário mostra a raça negra como algo inferior ao demais... Ou seja, para que esse preconceito não exista temos que observar como escrevemos alguns projetos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário